É inacreditável comosomos sempre enganados pelos poderosos. Estamos sempre a merce da vontade, mando ou desmandos de ladrão, corrúpto ou empresário que vivem atrás do nosso "pobre dinheirinho" e pior comprometem a nossa saúde, sem que tenhamos a mínima idéia do que está acontecendo.
Por acaso alguém já parou para pensar que aqueles produtos expostos nas prateleiras dos supermercados, enlatados ou nas caixinhas longa vida, podem apresentar grandes perigos que vão muito além dos prazos de validade vencidos. Pois é, mas a Pro-Teste fez uma avaliação de 30 marcas de molhos de tomate e só passaram oito, o que é muito sério, então como forma de alerta segue a reportagem onde podem verificar os resultados.
Subject: Molhos de tomate que oferecem perigo à saúdeA Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Pro Teste - analisou 30 marcas de molhos de tomate industrializados. Dessas, apenas oito são recomendadas ao consumo pela Pro Teste. Dos enlatados, o Jurema Salsatelli foi apontado como o melhor do teste. Já o Cêpera foi classificado como a escolha certa, que significa melhor relação custo x benefício.. Os outros cinco avaliados positivamente foram: Knorr-Cica Pomarola, Sendas, Great Value Luppini Pronto e Fugini. Entre os molhos de caixinha, somente um é recomendado: Knorr-Cica Pomarola, considerado como a escolha certa e o melhor do teste.Durante o teste, foram encontrados pêlos de roedores em duas marcas: Tomatino - em lata - e Arisco Tarantella - em caixa.
Em 16 molhos foram encontrados fragmentos de insetos e larvas e, em alguns casos, o bicho foi encontrado inteiro. São eles: Big, Carrefour, Cirio, Etti Salsareti, Mais por Menos, Olé, Peixe Tomatelli, Tomatento, Predilecta - todos em lata -,Etti Salsaretti, Olé, Palmeiron, Parmalat, Peixe Tomatelli, Quero e Tomatino - em caixa.Além disso, foi realizada uma avaliação para determinar possíveis contaminações que o produto pode sofrer. As marcas foram submetidas a temperaturas ideais para o desenvolvimento de microorganismos. Cinco delas produziram gás e estufaram: Comprebem, Extra, Predilecta, Quero Marinara e Tradelli.Ao final, foi concluído que sete produtos oferecem risco à saúde por terem propensão à deterioração. São eles: Comprebem, Extra, Quero Marinara,Predilecta, Tradelli e Tomatino - todos em lata - e Arisco Tarantella - em caixinha. Todos estes foram eliminados do teste. A Pro Teste já entrou com ações nos Fóruns Central e do Jabaquara, em São Paulo, pedindo para tirar de circulação os produtos reprovados. O intuito é que haja a busca e a apreensão desses molhos de tomate nos supermercados da Companhia Brasileira de Distribuição (Extra e Pão de Açúcar), Carrefour e Wal-Mart (Big), conforme solicitado nas ações.Soraia Abreu PedrozoDa equipe do DiárioNetPublicada em: 5/7/2006 http://diarionet.terra.com.br/consumidorsub.action.aspx?idPageItem=8959
1 comment:
Nice fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you for your information.
Post a Comment